NOTA DE IMPRENSA 26.07.2018

NOTA DE IMPRENSA

O Top dos Mais Queridos é uma iniciativa cultural da RNA-E.P., que visa premiar as músicas de cantores individuais ou bandas musicais, mais ouvidas nos canais da Rádio Nacional de Angola, envolvendo os ouvintes no processo de selecção e votação das canções e artistas a concurso.        

No ano passado a Gala 5 de Outubro homenageou antigos Directores da Estação e a última atribuição do prémio foi em 2016 à cantora Ary com a canção “Papa fugiu”.  
O músico Pedrito continua  a ser o mais titulado com três conquistas em 1982, 1985 e 1986 com as canções, “Senhor Director”,  “Canarinho” e “Realidade”, respectivamente.  

A cerimónia de lançamento do Top dos Mais Queridos edição 2018, vai contar com transmissão em cadeia nacional nas radios do Grupo RNA-E.P., este domingo, 29 deJulho, no programa Manhã de Domingo, em cerimónia a decorrer no Restaurante Miami Beach.                     

Para além dos membros da organização do concurso, o programa terá como convidados personalidades ligadas à música, bem como vencedores de edições anteriores e membros do Júri do Prémio da Crítica.                   

Este ano a RNA-E.P., irá homenagear o estilo Kizomba, nas vertentes música e dança.
 
A escolha pela Kizomba deve-se ao reconhecimento que se quer dar à evolução e projecção da nossa cultura, dentro e fora do país.
Embora a vertente dança destaque-se no exterior, pretende-se com alguma referência cronológica viajar pela evolução rítmica deste estilo musical, passando pela origem do nome e as tendências no estilo de dança.      

O concurso é disputado em duas categorias:  

  1. O Mais Querido (Votação dos ouvintes, que define o Mais Querido):

1.1.  1ª FASE, participam todas as canções produzidas de 1 de Outubro do ano anterior a 1 de Outubro do corrente ano;

1.2.   A segunda fase de votação é dirigida apenas aos dez concorrentes mais votados

  1. Prémio da Crítica-  É uma atribuição feita a um tema musical extraído de uma obra que tenha, ou não, conseguido alto nível de popularidade, é reconhecida grande execução na harmonia, melodia, arranjos, interpretação e letra.   
    A atribuição do prémio é resultado da votação de um júri constituído para o efeito e anunciada na Gala a realizar por ocasião do aniversário da RNA-E.P..

A COMISSÃO ORGANIZADORA